Do Começo ao Fim

Posted by tiagokamui | Posted in | Posted on 12:06

Ontem fui assistir “Do Começo ao Fim”, já havia lido algumas críticas sobre o filme de Aluizio Abranches do saudoso “Um Copo de Cólera”. Já tinha uma idéia de como o filme se desenrolaria.

Do Começo ao Fim começa bem, pois na fase em que os seus personagens são crianças o filme passa a idéia de inocência e do começo ou o despertar do amor entre os irmãos Francisco (Lucas Cotrim) e Tomás (Gabriel Kaufman), e o reflexo da intimidade dos dois sobre sua família formada pela mãe contestadora (Julia Lemmertz), o pai confuso (Fábio Assunção), que temem que eles possam sexualizar a relação intima que têm.

A expectativa é que o tema se desenrole o mais interessante possível já que o diretor toca num assunto tão polêmico e pouco abordado em nossa sociedade até mesmo no cinema palco de muitos protestos e posições. O fato dos dois serem irmão e desenvolverem uma relação sexual com certeza é um assunto muito importante a ser abordado pela história. Os dois irmãos iniciam sua relação muito próximos um do outro com uma intimidade e uma delicadeza infantil e a sexualidade é algo que vai nascer com o despertar de suas adolescências, com certeza cheias de perguntas, de conflitos e de incertezas. Um terreno cheio para ser bem explorado antes dos finalmentes. Mas para por a e.

A falta de conflito empobrece o filme, a família aceita, as pessoas aceitam, tudo é perfeito, eles são lindos, ricos, moram juntos e ah!!! eles são irmãos. Tudo absolutamente perfeito. Nada mais acontece no filme, o diretor disse que fez uma história de amor entre duas pessoas “pós-tudo”, só que ele se propôs a tocar num assunto delicado, e passou batido por ele. Não conseguimos enxergar no filme algo que se pareça com a realidade.

A homossexualidade é ainda um assunto que chama a atenção. E o incesto é ainda mais barulhento. Não há dor, não há dúvidas, não há questionamentos não há acontecimentos antes do pós-tudo. A beleza top model dos atores João Gabriel e Rafael Cardoso contribuem negativamente para o filme.
A impressão que temos é que os personagens são idealizados, que não tem nada de humano, que estão simplesmente acima de qualquer questão, que são a nossa idealização do que gostaríamos que fosse a vida. Sem nenhum tipo de questão, ou conflito. É mais um componente idealizado: em vez de serem reais, eles são intocáveis.

O diretor perdeu a chance de falar sobre um assunto importante e polêmico, e que ainda causa muita discussão, o homossexualismo e o incesto são assuntos que tem uma influência sobre as pessoas e nós não gostamos de falar sobre esses assuntos por que não temos posições formas sobre temas tão delicados. Aluizio Abranches começa a história e chaga ao final sem se quer ter passado pelo meio.
Do Começo ao Fim, é uma história de amor que está acima de tudo e que tenta passar ao expectador que tudo é possível caso você queria, e que tudo que rodeia você é perfeitamente compreensível e que tudo vai dar certo, que não há sobras e nem problemas, e que tudo pode ser perfeito. Basta queremos assim.

Comments (0)

Postar um comentário