O Brasil faz seu dever de casa

Posted by tiagokamui | Posted in | Posted on 20:10

Estou impressionado com o papel do Brasil nas grandes reuniões que participa, é o caso do G20, o grupo dos pais mais ricos do mundo, e hoje o maior fórum mundial de debate sobre a economia.
O país tem feito direitinho o seu dever de casa na busca por uma posição de mais respeito e visualização junto ao grupo.
Na abertura da Assembléia Geral da ONU, o presidente Lula faz um discurso vibrante e lúcido na defesa da democracia algo hoje ameaçado novamente na América Latina. Sua política externa é respeitada entre as grandes potencias. Temos nos destacado no cenário internacional como um dos bric (os 4 maiores emergentes), que conseguiram uma vitória, modesta, mas uma vitória, agora tem mais 5% de poder sobre as decisões tomadas pelo FMI.
Contudo nada se acerta de mais. O país é um dos responsáveis pela ultima onde de violência em Honduras, já que permitiu que o presidente deposto Manuel Zelaya se apoderasse da embaixada brasileira, e transformasse ali seu escritório particular, a embaixada se encontra cercada e alvo de ataques, e de ultimatos dados pelo governo golpista. Honduras encontrasse em guerra, e a atitude brasileira não ficou muito clara.
Porém podemos elogiar o país como uma potencia com crescimento continuou e até sendo elevado a grau de investimento por agencia internacionais como um dos mais seguros para se investir. É um dos paises que mostrou melhores condições pós-crise financeira mundial. E hoje se destaca como uma das nações mais respeitadas do G20. Numa economia cada vez mais polarizada, é papel fundamental mostrar-se firme. O Brasil aparece no cenário mundial com uma forte economia e uma política externa forte e presente, e como a consolidação do G20 como o principal fórum econômico e político, o país começa a ter seu papel no mundo.

Comments (0)

Postar um comentário