Interneteando - parte 2

Posted by Leonardo Pereira | Posted in , , | Posted on 23:51

Esta semana foi ótima para continuar a análise fria e (até parece) impessoal sobre a nossa amada internet.
Vou direto ao assunto #VMB: eu comecei a assistir a apresentação umas 22h, mas só lembrei dele quando liguei o notebook, por quê? Porque o TwitterFox me avisou, é claro!
Assim que liguei a TV, comecei a tuitar sobre o assunto também e aquilo já estava fora do controle na web. Para se ter uma noção -- pra quem não assistiu --, o prêmio de "Twitter do ano" foi apresentado primeiro VIA TWITTER! Excelente, não?
Sabemos que o #VMB foi um fracasso, mas a tuitaiada ajudou na derrubada do evento, e é aí que eu queria chegar.
É claro que uma pessoa influenciavel se impressiona com qualquer coisa, mas a internet, em especial o Twitter, tem feito com que as milhões de pessoas que sofrem de insegurança no mundo possam se basear na opinião da maioria e, se você estiver pensando como eu, já deve ter percebido o estrago que isso pode fazer com um #VMB, por exemplo.
Há um caso bem velho (cerca de um mês) e que serve de exemplo para isso que eu escrevi: trata-se do #pumafail. A Puma pediu ajuda aos blogueiros pra divulgar um tênis e a galera espalhou isso, detonando a campanha e afundando a marca internet à fora. Esse caso não foi o único, mas foi uma ideia idiota, porque a equipe da Puma subestimou os blogueiros enquanto tentava apostar na internet.
Esse post tem justamente essa intenção: mostrar que a internet não se mexe sozinha, não evolui sozinha, como os temerosos acreditam, ela é feita de carne e osso geek. Não se pode temer o poderio dela, e sim respeitá-lo. No caso do #VMB, por exemplo, duas contas oficiais da MTV passaram todo o evento tentando colocá-lo no Trending Topics e não conseguiu, enquanto o Massacration o fêz assim que subiu ao palco, e sem ninguém pedindo "coloca a gente no TT", "nos ajudem a fazer história". Foi o povo que estava detestando o evento e, de repente, adorou uma apresentação freak!
É isso meu povo, falta só um post pra acabar essa série, então não percam o próximo. Ou percam! A internet é de vocês!

Comments (0)

Postar um comentário