Vitória do Rio, vitória do Brasil.

Posted by tiagokamui | Posted in , | Posted on 22:02


Os jogos Olímpicos são o reconhecimento mundial a um país sério, que pretende estar entre as grandes nações do mundo, esse reconhecimento e confiança foi dada hoje ao Brasil, com a vitória do Rio.
A COI (Comitê Olímpico Internacional), viu na campanha do Rio de Janeiro, um projeto sério, e valoroso, e a grande oportunidade de oferecer ao continente sul americano sua primeira Olimpíada. O Brasil torna-se hoje um símbolo mundial. Sendo reconhecido coma uma economia forte e vibrante e uma potencia em desenvolvimento, nada mais justo do que a organização dos jogos de 2016, para que o país esteja definitivamente visível aos olhos do mundo, como o grande emergente que é.

Foram dois anos de trabalho duro começando com a elaboração do dossiê carioca, e três tentativas fracassadas até a conquista que deu hoje ao Rio de Janeiro o direito de sediar o mais importante evento esportivo da Terra.
A cidade fez uma excelente campanha, derrotando as demais candidatas. O apoio das esferas do governo (municipal, estadual, e federal), e, o fato de que a América do Sul nunca organizou o evento, além do fato do Brasil está em destaque no cenário político e mundial como uma das economias mais fortes do pós-crise deram foi fundamental para a vitória do Rio sobre as demais cidades.
Chicago que era uma das favoritas junto com a carioca, foi eliminada na primeira rodada, um choque para quem apostava que a presença que presidente Barak Obama fosse influenciar na decisão. A capital japonesa foi à segunda eliminada, Tóquio saiu desapontada. Agora eram Rio, Madri, uma surpresa os madrilenos terem chego à afinal até para os espanhóis. Porém a cidade foi derrotada por mais da metade dos votos, foram 66 a 32, com isso o Brasil ganhou o direito de organizar os jogos de 2016, estimada em cerca de 25,9 bilhões, a campanha mais cara entre as candidatas. O país agora se iguala a Alemanha, ao México, e aos Estados Unidos, que no intervalo de dois anos realizaram as Olimpíadas e a Copa do mundo, a Copa de 2014 será no Brasil.

Com esse feito o país da um salto mundial, sua visibilidade global é inevitável. As Olimpíadas trazem investimentos e desenvolvimento sustentáveis, benéficos a cidades, e a sua população, turismo, infra-estrutura, transportes e qualidade de vida, e crescimento.
"Entre as dez maiores economias do mundo, só o Brasil nunca organizou os Jogos Olímpicos", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Temos de perder esse preconceito de que há violência, há pobreza, e que deveríamos investir em tudo isso antes de organizar uma Olimpíada, nós temos o direito sim. Antes de ganhar muita gente torcia contra a vitória do Rio”.
Contudo a vitória do Rio serve para nos dar uma lição, é a hora de nos mantermos firmes, e cobrarmos transparência nas obras, no desenvolvimento e na implantação do projeto, investir em educação, esportes e na formação de jovens. A vitória da cidade é a vitória de todo o povo brasileiro que apoiou a candidatura, o sonho.
A Copa do Mundo, e a Olimpíada darão ao Brasil algo nunca alcançado, a oportunidade de provar ao mundo, que somos um país que melhora a cada dia, que somos uma economia forte e com as melhoras exigidas feitas pela COI e FIFA, podemos chegar perto do tão sonhado primeiro mundo.

Comments (0)

Postar um comentário