Berlin 20 anos sem muro

Posted by tiagokamui | Posted in | Posted on 19:33

Realmente estamos muito ocupados, o Leonardo bem mais do que eu, mas estamos, a faculdade tem exigido muitos trabalhos e as aulas e a perspectiva de provas mais próximas também estão me deixando meu louco.
Contudo não vou falar do caso mais polêmico das últimas semanas. O caso da aluna expulsa e depois readmitida da UNIBAN, primeiro porque a faculdade errou, e errou muito ao expulsá-la, segundo porque essa história tem uma repercussão desnecessária dada pelos meios de comunicação e dos programas de tevê a tal aluna pós readmissão desta na faculdade. Mas fiquem as vontade para participar da enquête.

Enfim um assunto muito importante que deve ser lembrado e não pode passar em branco aqui no blog são os 20 anos da Queda do Muro de Berlim, que foi derrubado em 1989. O muro foi erguido para estancar a fuga de cidadãos da Republica Democrática da Alemanha (a Alemanha Oriental que foi à parte do país ocupada pela União Soviética) para o lado Ocidental dada aos aliados após a Segunda Guerra Mundial. Porém o Muro de Berlin tornou-se uma prisão para os cidadãos orientais, pois a cada tentativa de fuga que era realizada sendo vitoriosa ou não o muro ficava cada vez mais assustador e difícil de ser atravessado.
Foram 28 anos de um muro que representava o terror, e que se tornou símbolo máximo da Guerra Fria entre as duas grandes potencias do mundo naquela época (EUA e URSS). O muro de Berlin não separou somente os alemães, mas separou o mundo.
Mais de 190 pessoas morreram tentando atravessar para o lado ocidental, 3.221 foram às pessoas presas com o mesmo intuito.
Um ano depois de ser destruído (20 de novembro de 1989) a Alemanha foi unificada novamente, mas até hoje vinte anos depois ainda há diferenças entre o lado Oeste e o lado Leste do país. A queda simbolizou a redemocratização do mundo e o fim da corrida militar entre EUA e URSS, porém ainda não aprendemos com o passado, há muros em todos os lugares do mundo e diferenças que persistem mesmo com todos os erros cometidos. Israel constrói um muro entre seu território que o separa da Palestina, há um muro na Coréia do Norte, construído para evitar fuga de seus cidadãos na fronteira com a Coréia do Sul, e o muro que separa os EUA do México tornando a imigração uma situação de terror ainda pior para quem tenta entrar nos EUA.
O mundo ainda não aprendeu, ainda construímos muros ao redor de nossas nações para isolarmos ou sermos isolados, construímos muros ao nosso redor para nos protegermos ou nos separarmos de outras pessoas. Enquanto o mundo comemora a queda de um dos maiores muros, o de Berlin, deveríamos ter consciência e derrubar os que ainda faltam.

Comments (0)

Postar um comentário