A descaracterização do Natal

Posted by tiagokamui | Posted in | Posted on 12:34

Estamos nos aproximando da minha época preferida do ano, desde que me conheço por gente eu gosto das festas de Natal e Ano Novo. Com certeza essas datas trazem o que é de melhor das pessoas para fora, é claro tirando o fato que o Natal já não tem mais sentido religioso, pois com essas nossa cultura de consumir não existe melhor momento do que esse feriado para consumir de tudo. É lógico que quando eu era criança, e como qualquer criança da minha idade eu adorava ganhar presentes e mais presente, que não gosta até hoje?
Mas de alguma forma o Natal é mais do que uma época para se dar presente e viver nessa loucura de gastar, gastar, gastar. O sentido religioso de certa forma tem mais poder em mim hoje do que tinha quando eu era forçado a ir a igreja na minha cidadezinha assistir a missa do Galo com minha avó, católica fervorosa.
Hoje faz mais sentido não comprar nada que eu não possa comprar depois dessa data, talvez para não passar totalmente batida sem nenhuma lembrança ainda há uma simbologia de comprar um presentinho para as crianças. Mas hoje eu sinto o quanto o sagrado foi perdido. As pessoas não têm a menor idéia do que essa data representa em si. O Natal foi descaracterizado, ninguém lembra qual o real sentido dessa festa, a não ser pelo papai Noel, e todos os presentes que ele “trás”. Por tudo que podemos comprar e gastar. Porque no Natal é a data mais comercial do ano, o que vale mesmo é comprar. Mas onde fica o sentimento de conciliação, de paz de união? Onde fica a nossa fé no sagrado, na data simbólica que comemora o nascimento do Menino-Deus. Onde fica toda a beleza de comemorar uma data tão bonita com nossas famílias trazendo o que há de melhor em nós para fora. Onde fica a esperança, onde ficam os sonhos?
Só há espaço para comer muito, comprar muito e gastar muito.

Comments (2)

Tem um errinhos de português, mas ta bom!

Pronto corrigido, nem percebi o erro no título. Valeu

Postar um comentário